sexta-feira, 29 de julho de 2011

Caravaneiros #3

Hoje mais dois companheiros (na verdade um companheiro e uma companheira) se juntaram à caravana #mobilizajpt. Emanuel (Secretário Estadual de Mobilização da JPT) e Marina (agregada). Os caravaneiros estão de partida para Icapuí/CE, onde acontece o Acampamento Latinoamericano de Juventude.

Nas reuniões realizadas com jovens petistas nos municípios potiguares, a pauta central não poderia ser outra a não ser os desafios da JPT e do PT rumo ao socialismo. Resgatando conceitos de Marx e fragmentos de resoluções do partido, a juventude petista é estimulada a fazer da formação política uma prática coletiva e individual, bem como a tensionar o partido a rever sua tática em benefício de nosso programa estratégico.

Como dizia Rosa Luxemburgo, socialismo ou barbárie! Avante caravaneiros!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Caravaneiros #2


Os caravaneiros seguiram viagem. Neste momento já estão no município de Mossoró. Por sinal jantaram na casa do presidente do PT, Valdomiro Moraes. Amanhã eles seguem para o Acampamento Latinoamericano de Juventude, no município de Icapuí/ CE.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Caravaneiros

Amanhã eles se despedem de Natal. Três jovens na estrada da mobilização. Bruno, Pedro e Adler. O destino: diversas cidades com uma característica em comum: jovens petistas dispostos a discutir o presente e o futuro do Brasil.No caminho uma parada estratégica: o Acampamento Latinoamericano de Juventude, em Icapuí, CE. Sempre socialismo!

Deputada Fátima Bezerra, Hugo Manso e Bruno Costa visitam Campo Grande

Terça-feira foi dia de festa e homenagens em Campo Grande, mas também de articular a organização da juventude petista no município.


Bruno Costa acompanhou a agenda da deputada Fátima Bezerra junto ao companheiro Hugo Manso e conversou com jovens petistas sobre a importância de organizar a juventude nas quatro regiões do estado. O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, assumiu o compromisso de apoiar a realização do Congresso Municipal da JPT no município, destacando a necessidade de construirmos uma agenda de formação política principalmente para os novos filiados.



Campo Grande foi sede de uma das etapas da caravana de mobilização e formação da JPT em 2009, bem como da organização de um comitê de juventude pró-Dilma nas eleições 2010. O trabalho do PT na cidade tem atraído cada vez mais os jovens à militância política.

JMPT discute importância do 2º Congresso com a AE

Segunda-feira à tarde militantes da Juventude do Movimento PT se reuniram com militantes da Articulação de Esquerda para debater a importância do 2º Congresso da JPT. Estiveram presentes os companheiros Pedro Filgueira, Bruno Costa, Gilderley e Armênio.

Embora as políticas públicas de juventude tenham ocupado lugar central na agenda da JPT no último período, sem desmerecer a importância das mesmas, avaliamos que é imprescindível resgatar o debate estratégico nos fóruns da juventude e do partido. A JPT precisa assumir esse desafio para si, do contrário será cada vez mais difícil disputar corações e mentes da juventude brasileira.

Estaremos apresentando uma proposta de resolução na próxima reunião do Diretório Municipal do PT de Natal, como forma de envolver o conjunto do partido na construção da etapa municipal do Congresso da Juventude Petista.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Reunião da Secretaria Estadual da JPT debate 2º Congresso

Sexta-feira, às 14h, em reunião na sede do PT, a direção estadual da JPT discutiu a organização do 2º Congresso da Juventude do PT e aprovou a composição da comissão organizadora.

Discutimos a importância de realizar um congresso estadual representativo e politizado, bem como a possibilidade de estabelecer critérios para impedir que o filiado participe apenas das votações. A ideia é garantir que o filiado só possa participar das votações se participar minimamente dos debates do congresso.


Dentre outros, compõem a comissão organizadora do Congresso Estadual da JPT: Bruno Costa, Berna Ignus e Marina Siqueira. A ideia é que todas as tendências contribuam com o processo de mobilização e organização do Congresso, com ou sem cadeira na comissão organizadora. Tem sido assim que conseguimos construir as atividades de juventude do PT, sempre buscando o consenso e a cooperação.

A comissão organizadora será responsável por elaborar uma proposta de programação e por sugerir a data do 2º Congresso Estadual da JPT.

JMPT discute importância do 2º Congresso com o MAIS

Quinta-feira à tarde, antes do debate sobre "A inserção política da juventude na América Latina", militantes da Juventude do Movimento PT se reuniram com militantes do MAIS (Movimento de Ação e Identidade Socialista) para compartilhar as expectativas ante o 2º Congresso da JPT.

Participaram da reunião: Bruno Costa, Adler, Luiz Werneck, Tiago Aguiar, Pedro Filgueira, Victor Marques, Pedro Siqueira e Marina Siqueira. Concordamos que as etapas municipais e que a etapa estadual do 2º Congresso da Juventude do PT devem representar, acima das disputas, um amplo processo de mobilização e debate político. A JMPT, conforme é nossa prática no último período, destacou a importância do debate "PT: socialista ou social-democrata?!", como forma da juventude petista se apropriar do debate e tensionar o partido a revisar sua tática em benefício de nosso programa estratégico.

Nesta segunda (25 de julho), às 14h, a Juventude do Movimento PT dialoga sobre o 2º Congresso com militantes da Articulação de Esquerda.

terça-feira, 19 de julho de 2011

A inserção política da juventude na América Latina

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A participação no debate é pré-requisito para ocupar vaga no ônibus que a JPT está tentando viabilizar. A ideia é que 1/3 das vagas sejam destinadas a militantes petistas de Natal, 1/3 para militantes petistas de outros municípios do estado e 1/3 para militantes de movimentos sociais diversos. Participe! 

Atividade de formação da JPT em Janduís

Sábado à tarde (16 de julho) participamos de uma excelente atividade de formação da JPT na Câmara Municipal de Janduís, com a presença de jovens petistas de Janduís e de Campo Grande, simpatizantes e até militantes do PV e do PSOL.


Também estiveram presentes o vice-prefeito de Janduís, Zé Bezerra; o vereador Raimundo; o professor Valdecio; o presidente do PT de Janduís, Almeida; o presidente do PT de Campo Grande, Hidelbrando; e o secretário estadual de mobilização da JPT, Emanuel.


Conversamos sobre o surgimento do PT e discutimos diversos conceitos: esquerda x direita; movimentos socais, partidos e política institucional; tática x estratégia; socialismo, capitalismo e social-democracia; meios de produção; fidelidade partidária; democracia representativa x democracia direta; revolução democrática; dentre outros.

A juventude petista de Janduís, apesar dos problemas que o PT enfrenta no município, demonstrou protagonismo e maturidade. A ideia é construir um calendário de atividades formativas (debates, exibição de filmes, leitura de textos...), partindo da compreensão de que o processo de formação política deve ser um processo contínuo.

JUVENTUDE PETISTA, DE ESQUERDA E SOCIALISTA!